BLOG

Categorias

Boas Práticas do Yoga

Yoga Boas práticas
Se estiver a iniciar esta arte receberá explicações passo a passo, quer tenha algum tempo de prática ou esteja a iniciar, se assistir regularmente às práticas receberá os conhecimentos de base e orientações de segurança para desenvolver uma prática em casa. Para contextualizar a história e teoria do Yoga aconselhamos a leitura da obra, Yoga Sutra de Patañjali.

Assistir a um sádhana, aula de Yoga.

Assistir a um sádhana é muito inconclusivo, pois as práticas variam imenso, embora existam algumas linhas gerais que indicam o que é esperado do praticante, sendo essas linhas gerais praticamente unânimes em todas as escolas de Yoga. Na escola possuímos algum material de apoio como cintas, blocos, mas se quiser também pode trazer o seu.

Ásana

É a parte mais visível de um sádhana, aquela que pode ser vista e fotografada, embora Yoga esteja muito para além de meras posições físicas, sem dúvida elas tem um papel muito importante, já que compõem a ferramenta básica dos yogi´s. A prática das posições psicofísicas tem o intuito de fomentar a estabilidade, equilíbrio e saúde generalizada, para o praticante depois poder desenvolver os outros angas, ou técnicas, em maior segurança e com progressos que sejam melhor sedimentados. Os Ásanas tendem a ser realizados de forma suave mas são ao mesmo tempo poderosos na forma de articular o trabalho dos músculos tendões e articulações e consequentemente os órgãos internos. Todas as posições incidem directamente sobre uma melhor eliminação, digestão, respiração, tonificação e desintoxicação do organismo, fortalecendo com isso todo o sistema imunitário. Existe uma alargada gama de exercícios físicos e uma grande percentagem é de carácter acessível à generalidade dos praticantes. À medida que for frequentando as aulas irá cada vez mais ficar familiarizado com as posições e isso permitirá que o ajudemos a interiorizar mais toda uma sessão de rotinas que beneficiarão no âmbito da sua prática individual. A prática regular irá fazer com que o corpo ceda ou resista de várias maneiras e todos os dias pode descobrir sensações diferentes mesmo usando posições que lhe parecem fáceis. Não se preocupe, é o Yoga a funcionar em si e uma forma de promover o auto conhecimento, de sintonizar-se, de comunicar cada vez mais com o seu interior ou até mesmo de se ligar ainda mais a ele.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO